Blog da Joana

4 Dicas para Aumentar a Produtividade

Se você chegou até aqui, com certeza está procurando a melhor maneira de aumentar a produtividade.

Uma rápida pesquisa no Google e você encontra milhares de textos com dicas e aplicativos que nos ajudam nessa missão de lutar contra os dias improdutivos.

No entanto, nem sempre dedicamos nossos esforços para aumentar a produtividade com dicas que parecem funcionar de maneira individual. Por exemplo, ser multitarefas ou distribuir tarefas extensas ao longo do dia. Isso poderia funcionar para uns, mas não para outros.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas maneiras, que são cientificamente comprovadas, de aumentar a produtividade sem ter que investir em nada além do seu próprio esforço.

Confira!

Caminhar

Quando estiver se sentindo improdutivo e angustiado por não conseguir fazer as coisas que precisa, levante e caminhe um pouco.

A recomendação é que façamos caminhadas diárias, mas como nem sempre isso é possível, invista na caminhada para aliviar um pouco a tensão e arejar a cabeça.

Essa foi uma conclusão tirada à partir de uma pesquisa da Universidade de Stanford. Os responsáveis pela pesquisa, Marily Oppezzo e Daniel Schwartz, fizeram experimentos e concluíram que as caminhadas estimulam a criatividade.

Bom, e se você ainda quer mais uma prova de que caminhar realmente vai ajudar a aumentar a produtividade: Steve Jobs era adepto da prática!

Ouvir música

São pouquíssimas as pessoas que não trabalham ouvindo música. Ou que caminham, dirigem, arrumam a casa ou fazem qualquer coisa sem ouvir música. Já não é novidade que dar trilha sonora para o que estamos fazendo nos deixa mais empolgados e nos ajuda na concentração.

E, certamente, há uma razão neurocientífica para isso. Você pode conferir mais informações sobre a pesquisa realizada pela Universidade de Birmingham que nos levou a incluir essa dica neste artigo.

O que acontece é que, quando escutamos música, uma parte do nosso cérebro chamada núcleo accumbens libera dopamina, a mesma substância liberada quando você sente muito prazer e está contente.

E como isso não deve ser novidade para ninguém, trouxemos também alguns outros estudos que comprovam que a música não apenas colabora com a liberação de dopamina como também nos ajuda a executar as tarefas com melhor desempenho.  

Musicoterapia

Em função de todas as respostas que a ciência nos trouxe sobre os benefícios de escutar música, é muito comum encontrar pessoas que investem na musicoterapia.

Essa prática consiste, basicamente, na utilização da música (ritmo, sonoridade e harmonia) como “ferramenta” clínica, social e educacional. A fim de ajudar pessoas em tratamentos de diversos tipos de enfermidade, com ênfase nas da mente.

Pomodoro ajuda a aumentar a produtividade

No final dos anos 80, Francesco Cirillo desenvolveu a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade. A técnica consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, alternados por alguns minutos de pausa. E para que o método seja ainda mais eficaz, você deverá seguir alguns passos.   

Antes de começar a trabalhar, você deverá listar as tarefas do dia. Então, comece a produzir com o cronômetro rodando e só pare quando decorrerem 25 minutos. Se, ao longo desse tempo, você se distrair com alguma coisa e notar que teve sua produtividade interrompida, anote o que levou isso a acontecer.

E, como sabemos, pode ser complicado fugir de distrações como notificações do celular ou aquela clássica conferida nas redes sociais.

Para que o Pomodoro seja ainda mais eficiente para você, recomendamos duas ferramentas que podem ser úteis:

I- Focus.me: pode ser instalado no celular e no computador, ele bloqueia o uso de redes sociais, email e as demais possíveis distrações que atrapalham seu rendimento.

II- Stayfocusd: é uma extensão do Google Chrome de mesma finalidade.

Com o passar do tempo utilizando o método, a tendência é que você consiga passar períodos cada vez mais longos trabalhando antes das suas pausas.

Entenda como o celular atrapalha seu sono e o que fazer sobre isso

Aromaterapia  

A aromaterapia é mais uma das maravilhas da medicina alternativa que surge para nos ajudar a aumentar a produtividade. A prática consiste no uso de fragrâncias e óleos para elevar a sensação de bem estar e o desempenho das pessoas.

Essa é, na verdade, uma prática milenar que foi aperfeiçoada conforme os avanços da medicina.

Você pode investir em incensos, flores, velas com aroma, fazer ou comprar óleos essenciais que podem ser aplicados na pele ou borrifados nos ambientes.

A Mashable publicou um artigo com cinco dos aromas mais recomendados para aumentar a produtividade. Vale mencionar que essa é uma prática bastante recorrente no Japão. E os japoneses são, há dezenas de anos, exemplo em disciplina e desempenho no trabalho, como vocês devem saber.

I- Alecrim

II- Jasmim

III- Cítricos (laranja, limão, etc.)

IV- Lavanda

V- Hortelã

São todas plantas fáceis de encontrar e se você não quiser investir nos óleos, pode deixar um raminho de alguma dessas plantas na sua mesa de trabalho. Além de aumentar a produtividade, é muito agradável.

Eu acredito na sustentabilidade do desenvolvimento humano e meu objetivo é ajudar todos os interessados no crescimento pessoal e profissional.

Gostou? Deixe seu comentário!

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!