Blog da Joana
divagação

Por onde nossas mentes divagam no cérebro? 

O estudo revela o método novo para seguir o fluxo de processos internos do pensamento, como na divagação!

Qualquer um que tentou e não meditou sabe que nossas mentes são raramente ainda. Mas para onde divagam ?

Nossa mente raramente fica parada quando não estamos engajados em alguma tarefa. Entretanto, essas linhas de pensamento podem se desdobrar de maneiras muito diferentes. 

A pesquisa nova conduzida por Uc Berkeley veio acima com uma maneira de seguir o fluxo de nossos processos e sinal internos do pensamento se nossas mentes são focalizadas, fixadas ou divagando.

O estudo apresentou evidências neurofisiológicas que distinguem diferentes padrões de pensamento interno, permitindo-nos compreender as variedades de pensamento centrais para a cognição humana e comparar o pensamento saudável com o desordenado.

O estudo combinou o registro eletrofisiológico com a amostragem de pensamentos para avaliar quatro tipos de pensamentos: Pensamentos não relacionados à tarefa, Pensamento de movimento livre, Pensamento de restrição deliberada e Pensamento de restrição automática.

Assim, o estudo  sugere que nos desligarmos do nosso mundo externo e permitir que nossos pensamentos internos se movam livremente e criativamente é uma função necessária do cérebro e podem promover autoconhecimento e exploração!

Se você se concentrar o tempo todo em seus objetivos, pode perder informações importantes. E assim, ter um processo de pensamento de associação livre que gera aleatoriamente memórias e experiências imaginativas pode levar você a novas idéias e percepções !

Desta forma, o artigo sugere que a divagação mental é uma característica tão positiva da cognição quanto uma peculiaridade e explica algo que todos nós experimentamos…

Dados do estudo: O P3 parietal foi maior para Pensamentos Relacionados à Tarefa (1) em relação aos Pensamentos Não Relacionados à Tarefa, enquanto o P3 frontal foi aumentado para – Pensamentos Deliberadamente Restritos em comparação com os Pensamentos Restritos Automáticamente.

O aumento do poder alfa frontal foi observado durante os Pensamentos que se Movem Livremente em comparação com os Pensamento Não Relacionado à Tarefa. 

O aumento do poder alfa frontal foi observado durante os pensamentos que se movem livremente em comparação com os pensamentos que não se movem livremente. 

A variabilidade do poder alfa foi aumentada para Pensamentos não relacionados à Tarefa, que se movem livremente e sem restrições. 

Kam, J. W. Y., et al. (2020) Distinct electrophysiological signatures of task­ unrelated and dynamic thoughts. Proceedings of the National Academy of Sciences. doi.org/10.1073/pnas.2011796118. 

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!