Blog da Joana
melatonina e memória

Melatonina e Memória, qual a relação?

Qual a relação de melatonina e memória? Pesquisadores mostram que a melatonina e seus metabólitos promovem a formação de memórias de longo prazo em camundongos e protegem contra o declínio cognitivo!

melatonina e memória

A porcentagem de indivíduos de meia-idade e idosos com vários graus de declínio cognitivo e risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, está aumentando persistentemente.

O comprometimento cognitivo leve é uma síndrome etiologicamente heterogênea caracterizada pelo comprometimento cognitivo que antecede a demência.

Aproximadamente 12% dos pacientes com MCI desenvolvem doença de Alzheimer ou outros transtornos demenciais a cada ano, 2demonstrando a urgência de desenvolver medicamentos que melhorem o MCI ou evitem sua transição para a demência.

A melatonina é produzida e secretada principalmente pela glândula pineal. É conhecido por seu papel regulador fundamental nos ritmos circadianos e também pode regular a formação da memória.

Os efeitos da melatonina de longo prazo emparelhado com o tratamento eliminador de radicais livres foram avaliados em relação ao aprendizado e à memória. 5No entanto, os efeitos agudos do MEL no aprendizado e na memória permanecem obscuros.

Melatonina é convertida em N1 ‐ acetil ‐ N2 ‐ formil ‐ 5 ‐ metoxiquinuramina (AFMK) e então em N1 ‐ acetil ‐ 5 ‐metoxiquinuramina (AMK) no cérebro.

Melatonina e AMK podem interagir com a calmodulina (CaM), que desempenha um papel crucial em várias funções neurais, incluindo a cognição.

Esses achados sugerem que a MEL e seus metabólitos podem afetar as funções cognitivas. Notavelmente, AMK tem uma afinidade maior para CaM do que melatonina, indicando que os metabólitos de MEL podem mostrar efeitos cognitivos superiores.

No entanto, não temos conhecimento de quaisquer estudos relatando os efeitos do AFMK ou AMK no aprendizado e na memória.

Para testar sua hipótese, os pesquisadores familiarizaram os ratos com os objetos e deram-lhes doses de melatonina e os dois metabólitos 1 hora depois.

Então, eles testaram sua memória no dia seguinte e descobriram que a memória melhorou após o tratamento e que o AMK foi o mais eficaz.

Todos se acumularam na região hipocampal do cérebro, uma região importante para transformar experiências em memórias!


📄Fonte: Iwashita, H, Matsumoto, Y, Maruyama, Y, Watanabe, K, Chiba, A, Hattori, A. The melatonin metabolite N1‐acetyl‐5‐methoxykynuramine facilitates long‐term object memory in young and aging mice. J Pineal Res. 2020. doi.org/10.1111/jpi.12703
Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!