Blog da Joana
saúde e neurociência

Cacau e Desempenho Cognitivo

Cacau! Nome científico Theobroma cacao, a palavra Theobroma significa alimento dos deuses!

Nestes dois estudos podemos ver os benéficos na parte cognitiva que o cacau gera!

saúde e neurociência

No primeiro estudo, os flavonóides do cacau tiveram melhor desempenho em testes cognitivos e mostraram aumento na oxigenação cerebral.

No estudo, cérebros de adultos saudáveis se recuperaram mais rápido de um desafio vascular leve e tiveram um desempenho melhor em testes complexos se os participantes consumiram flavonóides de cacau antes.

A equipe mediu a oxigenação no córtex frontal, região do cérebro que desempenha um papel fundamental no planejamento, regulação do comportamento e tomada de decisões.

saúde e neurociência

No outro estudo, o cacau apresentou melhorar o desempenho cognitivo como também a diminuição do risco para doenças cardiovasculares por ter efeito vasodilatador melhorando a função vascular!

saúde e neurociência

Importante lembrar que estamos falando do próprio cacau, e não do chocolate ao leite! Os chocolates possuem muitos outros ingredientes ou muito açúcar e leite e quase nada de cacau.

O ideal é um chocolate 70% cacau ou mais ou usar o cacau puro na alimentação diária.

Fontes:

📊Gratton, G., et al. Dietary flavanols improve cerebral cortical oxygenation and cognition in healthy adults. Sci Rep (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-76160-9

📊Martín, M.A. Effect of Cocoa and Cocoa Products on Cognitive Performance in Young Adults. Nutrients 2020

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!