Blog da Joana
gengibre e saúde

Gengibre e seus efeitos anti-inflamatórios

O gengibre e seus extratos são tradicionalmente utilizados como agentes anti-inflamatórios, principalmente por conta dos gingeróis – que são compostos fenólicos presentes no gengibre e que possuem efeito inibitório sobre a ciclooxigenase (COX). 

O óleo essencial de gengibre também apresenta um grande efeito #analgésico e anti-inflamatório, demonstrando benefícios na redução da dor e do edema articular presentes na artrite reumatóide. 

gengibre e saúde
óleo essencial de Gengibre

O artigo mostra que o 6-gingerol, o principal composto bioativo da raiz de gengibre, parece neutralizar os mecanismos que alimentam doenças autoimunes, como lúpus e síndrome antifosfolipídeo em camundongos.

No estudo, os pesquisadores analisaram especificamente o lúpus, uma doença que ataca o próprio sistema imunológico do corpo. Com isso, também analisaram e sua condição frequentemente associada à síndrome antifosfolipídica, que causa coágulos sanguíneos, já que ambos causam inflamação generalizada e danificam órgãos com o tempo.

gengibre e saúde

Como resultado, em camundongos com síndrome antifosfolipídica ou lúpus, o 6-gingerol evitou a liberação de armadilha extracelular de neutrófilos, que é desencadeada pelos autoanticorpos produzidos por essas doenças.

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!