Blog da Joana
meditação mindfulness e o cérebro

Como a meditação mindfulness muda o cérebro?

Dr.Sara Lazar, uma neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, foi um dos primeiros cientistas a tomar as afirmações anedóticas sobre os benefícios da meditação mindfulness e testá-los em varreduras cerebrais.

O que ela encontrou surpreendeu – que meditar pode literalmente mudar o cérebro!

Ela explica na entrevista…

Por que você começou a olhar para a meditação mindfulness e o cérebro?

Lazar: Um amigo e eu estávamos treinando para a maratona de Boston. Eu tive algumas lesões correndo, então eu vi um fisioterapeuta que me disse para parar de correr e apenas esticar.

Então eu comecei a praticar yoga como uma forma de terapia física. Comecei a perceber que era muito poderoso, que tinha alguns benefícios reais, então eu só me interessei em como isso funcionou.

O professor de yoga fez todos os tipos de reivindicações, que ioga iria aumentar a sua compaixão e abrir o seu coração.

E eu pensei.. ‘Ah sim, sim, eu estou aqui para alongar’ 

Mas comecei a perceber que estava mais calma. Eu era mais capaz de lidar com situações mais difíceis. Eu era mais compassivo e de coração aberto, e capaz de ver as coisas dos pontos de vista dos outros.

Eu pensei que talvez fosse apenas a resposta placebo!

Mas, então eu fiz uma pesquisa bibliográfica da ciência, e vi evidências de que a meditação tinha sido associada com estresse diminuído, diminuição da depressão, ansiedade, dor e insônia, e um aumento da qualidade de vida.

Nesse ponto, eu estava fazendo meu doutorado em biologia molecular. Então eu só acompanhava e comecei a fazer essa pesquisa como um pós-doc.

Como você fez a pesquisa?

Lazar:  O primeiro estudo olhou para meditadores de longo prazo versus um grupo de controle. Encontramos que os meditadores de longo prazo têm uma quantidade maior de matéria cinzenta nas regiões insulares e sensoriais, no córtex auditivo e sensorial. O que faz sentido.

Quando você está atento, você está prestando atenção à sua respiração, aos sons, à experiência do momento presente e ao fechamento da cognição. É lógico que seus sentidos sejam melhorados.

Que você descobriu?

Também descobrimos que eles tinham mais matéria cinzenta no córtex frontal, o que está associado à memória de trabalho e tomada de decisão executiva.

É bem documentado que nosso córtex encolhe à medida que envelhecemos – é mais difícil entender as coisas e lembrar as coisas. Mas nesta região do córtex pré-frontal, os meditadores de 50 anos de idade tinham a mesma quantidade de matéria cinzenta que os de 25 anos de idade.

Então a primeira pergunta foi, bem, talvez as pessoas com mais matéria cinzenta no estudo tivessem mais matéria cinzenta antes de começarem a meditar. Então fizemos um segundo estudo .

Levamos pessoas que nunca haviam meditado antes e colocamos um grupo em um programa de redução do estresse baseado em atenção de oito semanas.

O que você achou?

Lazar: Encontramos diferenças no volume cerebral após oito semanas em cinco regiões diferentes nos cérebros dos dois grupos. No grupo que aprendi meditação, encontramos um aumento em quatro regiões:

1. A diferença primária, que encontramos no córtex cingulado posterior, que está envolvida na divagação da mente, e auto-relevância .

2. O hipocampo esquerdo, que auxilia na aprendizagem, cognição, memória e regulação emocional.

3.   A junção temporoparietal, ou TPJ, que está associada com tomada de perspectiva, empatia e compaixão.

4. Uma área do tronco cerebral chamado Ponte, onde uma grande quantidade de neurotransmissores reguladores são produzidos .

Ansiedade, Medo e Depressão

Já no complexo amigdaloide, que é a área de luta ou fuga do cérebro, é um circuito bastante importante para a ansiedade, medo e estresse em geral. Essa área ficou menor no grupo que passou pelo programa de redução de estresse baseado em atenção.

A alteração no complexo amigdalóide também foi correlacionada com uma redução nos níveis de estresse.

Então, quanto tempo alguém tem que meditar antes de começar a ver mudanças em seu cérebro?

Lazar: Nossos dados mostram mudanças no cérebro depois de apenas oito semanas.

Em um programa de redução de estresse baseado em atenção, nossos sujeitos tomaram uma aula semanal. Eles receberam uma gravação e disseram para praticar 40 minutos por dia em casa. E é isso.

Leia mais: https://blog.joanacarreirao.com.br/meditacao-mindfulness-no-trabalho/

Então, 40 minutos por dia?

Lazar: Bem, foi altamente variável no estudo. Algumas pessoas praticavam 40 minutos praticamente todos os dias. Algumas pessoas praticavam menos. Algumas apenas algumas vezes por semana.

No meu estudo, a média foi de 27 minutos por dia. Ou cerca de meia hora por dia.

Ainda não há dados bons sobre o quanto alguém precisa praticar para se beneficiar.

Os professores de meditação lhe dirão, embora não haja absolutamente nenhuma base científica para isso, mas comentários anedóticos dos estudantes sugerem que 10 minutos por dia poderiam ter algum benefício subjetivo.

Precisamos testá-lo.

Estamos apenas começando um estudo que esperamos nos permita avaliar qual é o significado funcional dessas mudanças.

Estudos de outros cientistas mostraram que a meditação pode ajudar a melhorar a atenção e as habilidades de regulação emocional. Mas a maioria não eram estudos de neuroimagem.

Então agora estamos esperando para trazer essa ciência comportamental e neuroimagem juntos.

Dado o que sabemos da ciência, o que você incentivaria os leitores a fazer?

Lazar: Mindfulness é como exercício. É uma forma de exercício mental, realmente. E assim como o exercício aumenta a saúde, nos ajuda a lidar melhor com o estresse e promove a longevidade, a meditação propõe conferir alguns desses mesmos benefícios.

Mas, assim como o exercício, não pode curar tudo. Então a idéia é, é útil como uma terapia adjunta. Não é um autônomo.

Tem sido experimentado com muitos, muitos outros distúrbios, e os resultados variam tremendamente – ele afeta alguns sintomas, mas não todos.

Os resultados são por vezes modestos. E isso não funciona para todos.

Ainda é cedo para tentar descobrir o que pode ou não pode fazer.

Então, conhecendo as limitações, o que você sugeriria?

Lazar: Parece ser benéfico para a maioria das pessoas. A coisa mais importante, se você está indo para experimentá-lo, é encontrar um bom professor. Porque é simples, mas também é complexo. Você tem que entender o que está acontecendo em sua mente. Um bom professor não tem preço

Você medita? E você tem um professor?

Lazar: Sim e sim.

Que diferença fez em sua vida?

Lazar: Eu venho fazendo isso há 20 anos, então ele teve uma influência muito profunda na minha vida. É muito terra. É um estresse reduzido. Isso me ajuda a pensar mais claramente. É ótimo para interações interpessoais. Tenho mais empatia e compaixão pelas pessoas.

Qual é a sua própria prática?

Lazar: Altamente variável. Alguns dias 40 minutos. Alguns dias, cinco minutos. Alguns dias, nem um pouco. É muito parecido com o exercício. Exercitar três vezes por semana é ótimo.

Mas se tudo o que você pode fazer é apenas um pouco a cada dia, isso é uma coisa boa, também. Tenho certeza que se eu praticasse mais, eu me beneficiaria mais. Eu não tenho idéia se estou recebendo alterações cerebrais ou não.

É só que isso é o que funciona para mim agora.

 

Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2015/05/26/harvard-neuroscientist-meditation-not-only-reduces-stress-it-literally-changes-your-brain/?utm_term=.512530b5f5e0
Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!