Blog da Joana

Meditação Mindfulness no ambiente de trabalho

A palavra Mindfulness parece que está na moda, não é mesmo?

Acho fundamental que, antes de falar como podemos praticar a Meditação Mindfulness no ambiente corporativo, entendamos que mindfulness é a palavra usada para atenção plena ao que está sendo trabalhado, atenção plena no que está acontecendo ao seu redor, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.

Contudo, a Meditação Mindfulness não procura esvaziar a sua mente de pensamentos ou emoções, trata-se de prestar atenção ao momento presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se projetar o futuro.

O que pode te surpreender é que, provavelmente, você já esteve no estado mindfulness em algum momento da sua vida e nem percebeu.

Você fez alguma caminhada, respirando ar puro e de repente percebeu que o tempo passou e você nem notou? Já escutou tão intensamente uma música que por alguns momentos, não pensou em mais nada?

Essas coisas são alguns componentes que pertencem a esta questão de mindfulness.

Muitas empresas incentivam o mindfulness no trabalho para reduzir o stress de seus colaboradores no local de trabalho, muitos hospitais fazem o encaminhamento de seus pacientes para os cursos de redução de stress baseados no mindfulness, para desenvolveres competência para lidar com a dor física e emocional.

Cada vez mais a educação e instituições universitárias tanto públicas como particulares, estão usando as práticas para ajudar os alunos a terem um maior sucesso acadêmico, social e pessoal.

Uma pessoa que adere a essa pratica acaba se tornando uma pessoa melhor, independentemente do local que ela estiver, as empreses empresas que aderem a esse método, permitindo que os seus colaboradores tirem um tempo para isso, estão buscando uma melhoria na produtividade deste colaborador, assim melhorando a produtividade da sua empresa.

Melhora a capacidade de Foco e Atenção

Pode ter certeza que uma pessoa que pratica mindfulness no trabalho se tornara uma pessoa mais capacitada para aquilo que está fazendo, seu foco e atenção estarão mais centralizados, assim melhorando sua produtividade em reuniões, que geralmente sua mente não está muito ligada a ela.

Normalmente com o tempo em algumas reuniões ou conversas nossa mente costuma vagar em vários lugares fazendo com que não a atenção não esteja onde ela realmente deveria estar, este método veio para ajudar nesta questão e colocando a mente do indivíduo completamente centrada no que realmente é preciso naquele momento.

Melhora o nível de stress e ansiedade

Não é preciso nem falar que nos tempos de hoje o nível de stress está muito alto e com consequência a ansiedade tem se elevado também, e tirar um tempo para praticar este método irá ajudar a controlar estas questões melhorando o seu comportamento com os colegas de sua empresa.

Melhora o clima organizacional 

Quem não gosta de chegar em um local e já de cara perceber que a organização está em todos os lugares?

Isto dá um ar de seriedade, é muito importante principalmente para empresas que são prestadoras de serviço, se você é uma pessoa organizada e gera um clima de organização também, demonstra que aquilo que está sendo feito pela empresa e profissionais é algo de qualidade.

Melhora a postura de liderança

Com toda a certeza uma das principais coisas que toda empresa precisa é de uma postura exemplar da liderança, sendo ela chefe, gerente, assistente, temos muitas empresas que não são bem vistas por terem uma liderança ruim, o método de mindfulness veio também para ajudar neste ponto.

Melhorar a postura de uma liderança é o ponto chave para que toda empresa voe alto, uma boa líder leva uma boa equipe, e se a liderança for boa o clima da empresa sempre será bom, ou caminhara sempre para melhoria.

Melhora a produtividade e os resultados

Consequentemente com todas essas melhorias podemos afirmar que o resultado a produtividade da empresa irá melhorar de uma forma gritante, então respire fundo.

Este método por enquanto ainda é presente somente nas grandes organizações, esta iniciativa está intimamente ligada a questão cultural do ambiente de trabalho.

Porém, mesmo que a sua empresa ainda não ofereça um Programa de Mindfulness para uma melhor qualidade de vida, você pode tomar como sua responsabilidade o seu bem-estar físico e emocional.

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!