Blog da Joana
cérebro-intestino

Relação entre o sono e a microbiota intestinal!

Parece que a relação entre a microbita intestinal e o sono não teriam nada a haver, certo? Não segundo novos estudos sobre o eixo cérebro-intestino.

O sono:

Sabemos que o sono é uma função cerebral onipresente e indispensável que mantém a homeostase fisiológica. Apesar de sua importância, as pessoas que vivem na sociedade moderna frequentemente sofrem de problemas de sono, como sonolência diurna e insônia.

O sono é fortemente afetado por sinais ambientais internos e externos, incluindo ritmos circadianos e alimentação. A escolha dos alimentos e o desalinhamento dos hábitos alimentares (ou seja, o que e quando comer) afetam o tamanho, a composição e a ritmicidade diurna da microbiota intestinal.

cérebro-intestino

Flutuações na microbiota intestinal causam alteração do estado metabólico porque muitos dos metabólitos encontrados no lúmen intestinal são produzidos pela microbiota, que processa compostos derivados de alimentos.

O estado metabólico intestinal está intimamente ligado à função cerebral por meio do sistema circulatório e do nervo vago. Essas interações são conhecidas como “eixo cérebro-intestino” ou “eixo microbiota-intestino-cérebro”.

cérebro

A disbiose da microbiota intestinal leva ao comprometimento das funções cerebrais, como formação de memória, função cognitiva, saúde mental e ritmicidade circadiana.

Consequentemente, a microbiota intestinal também pode afetar o ciclo sono / vigília, representando transições de estado cerebrais fundamentais.

No entanto, o impacto da microbiota intestinal na regulação do sono não foi avaliado com precisão.

O estudo:

sono e microbiota intestinal

No estudo, os pesquisadores deram a um grupo de ratos um grupo de antibióticos por quatro semanas, o que os esgotou de microorganismos intestinais.

A equipe descobriu que as vias biológicas mais afetadas eram as envolvidas na produção de neurotransmissores.

A via do triptofano-serotonina foi quase totalmente fechada; camundongos com depleção da microbiota tinham mais #triptofano do que o grupo controle, mas quase zero de serotonina!

Isso mostra que, sem microrganismo intestinais importantes, os ratos não podiam produzir serotonina a partir do triptofano que ingeriam.

A disbiose da microbiota intestinal afeta os processos fisiológicos, incluindo as funções cerebrais, alterando o metabolismo intestinal.

O estudo examinou os efeitos da microbiota intestinal na regulação do sono / vigília.

E a depleção de microorganismos eliminou a serotonina no intestino e sabemos que os níveis de serotonina no cérebro podem afetar os ciclos de sono/vigília.

📊Fonte: Ogawa, Y.,  et al. Gut microbiota depletion by chronic antibiotic treatment alters the sleep/wake architecture and sleep EEG power spectra in mice. Sci Rep, (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-76562-9

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!