Blog da Joana
estresse e cabelos brancos

Como o estresse causa cabelos brancos?

Como que o estresse causa cabelos brancos?

Esse recente estudo, publicado na Nature, mostra uma ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco que regeneram o pigmento nos folículos capilares.

Neste, os pesquisadores demostram, que o estresse agudo, leva ao envelhecimento do cabelo devido à rápida depleção de células-tronco de melanócitos.

Vamos entender!

Desde sempre, pesquisas, estudos e até de forma popular, se associava o estresse ao envelhecimento acelerado dos cabelos (cabelos não pigmentados). Porém, até agora, houve pouca validação científica sobre esse link.

Assim, observamos que os pesquisadores sempre relacionam o cortisol do estresse agudo com a formação de cabelos brancos.

Aqui na pesquisa, quando os cientistas removeram a glândula adrenal dos ratos, – para que eles não pudessem produzir hormônios como o cortisol, – seus cabelos ainda ficavam grisalhos sob estresse.

Como foi a pesquisa?

Usando uma combinação de – adrenalectomia, desnervação, ablação de células quimogenéticas e nocaute do receptor adrenérgico -, especificamente em células-tronco de melanócitos, eles descobriram que a perda induzida por estresse de células-tronco de melanócitos é independente do ataque imune ou dos hormônios do estresse adrenal.

Em vez disso, o envelhecimento do cabelo resulta da ativação dos nervos simpáticos que inervam o nicho das células-tronco dos melanócitos. Sob condições de estresse, a ativação desses nervos simpáticos leva à liberação estourada do neurotransmissor noradrenalina.

Isso faz com que as células-tronco de melanócitos em repouso proliferem rapidamente e é seguido por sua diferenciação, migração e depleção permanente do nicho.

A supressão transitória da proliferação de células-tronco de melanócitos evita o envelhecimento do cabelo induzido pelo estresse.

Assim, o estudo demonstra que a atividade neuronal induzida por estresse agudo pode levar a uma perda rápida e permanente de células-tronco somáticas.

Isso ilustra um exemplo em que a manutenção de células-tronco somáticas é diretamente influenciada pelo estado fisiológico geral do organismo.

Bom, vamos entender:

1 – Os nervos simpáticos se ramificam em cada folículo piloso, e o estresse faz com que esses nervos liberem a noradrenalina, que é absorvida pelas células-tronco que são regeneradoras de pigmentos.

2 – Essa liberação da noradrenalina, faz com que as células-tronco dos melanócitos sejam ativadas excessivamente.

3 – Todas as células-tronco se convertem em células produtoras de pigmentos, esgotando de forma prematura o reservatório.

Já sabemos, que o estresse agudo (resposta de luta ou fuga) é extremamente benéfico para a sobrevivência. Porém, neste caso, o estresse agudo causa o esgotamento permanente das células-tronco.

 

Fonte: Hyperactivation of sympathetic nerves drives depletion of melanocyte stem cells

Harvard

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!