Blog da Joana
coronavírus e ansiedade

Coronavírus e ansiedade: Como evitar?

Não se fala em outra coisa. Além da Pandemia do Coronavírus que alastra-se, outra coisa que também se espalha, é a ansiedade, medo e pânico.

E não surpreende.

Considerando o exemplo dos demais países, o assunto dominando pela mídia e todas as possíveis ameaças, é claro que o medo assombra!

Agora, vamos analizar o cérebro para entender esse medo. Temos um circuito cerebral muito bom para detectar perigos. E ele está, principalmente, sempre bem “ligado” aos perigos novos e desconhecidos! Ou seja, essa é a função dele. 

E por isso, uma ameaça desconhecida como esta que estamos vivendo, gera medo, ansiedade e um estado de apreensão constante.

Para entender, sabemos que essa capacidade de simular cenários futuros e que antecipa de uma possível ameaça, seria uma ansiedade saudável.

Porém, quando amplificamos essas possíveis ameaças, isso já seria um caráter deletério da ansiedade.

Bom, e é o que devemos evitar agora neste momento.

coronavirus e ansiedade
Coronavírus

Como evitar a ansiedade?

1 – Isolamento:

O isolamento é necessário para conter a transmissão. Não temos capacidade de hospitalizar um número grande de pessoas que irão precisar.

Mesmo saudável, você pode infectar pessoas que estão com a imunidade abalada!

2 – Imunidade boa:

Nas farmácias, um dos itens que está faltando, além do álcool gel, são as vitaminas C.

Resumindo, ter uma imunidade boa é uma complexa construção de hábitos e estilo de vida! Assim, não construimos a imunidade do dia para noite, com chás, suplementos e vitamina C. Não adianta, nutrientes isolados neste momento não irão prevenir que você contraia o vírus.

3 – Cuidados com a saúde:

Vamos refletir, o principal cuidado que precisamos ter com a nossa saúde nesta fase de coronavírus, seria fortalecer o organismo caso caso você contraia o vírus.

E mais uma vez, cuidar da saúde não irá evitar que você contraia o vírus, isso é outra coisa. Desta forma, cada organismo terá uma uma resposta imunológica e inflamatória diferente da outra.

Lembrando, siga os cuidados básicos com a higiene, estes sim são a sua verdadeira prevenção.

4 – Stress e ansiedade:

Não é de hoje que sabemos como que o estresse e ansiedade nos deixam vulneráveis, fisico e mentalmente.

Assim, eles debilitam a imunidade e a saúde mental.

5 – Mantenha suas rotinas:

Neste período de coronavírus, procure cuidar da qualidade e do ritmo do sono, manter ritmos alimentares, de atividades físicas dentro do possível, bem como as rotinas de trabalho em casa.

6 –  Evite rumores:

Concluindo, não espalhe rumores, isso aumenta a ansiedade, tanta sua quando das demais pessoais!!!

Busque sempre fontes de órgãos oficias!

Em casos de dúvidas, ligue para 136!

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!