Blog da Joana

Entenda como o celular atrapalha o sono

Com certeza você já leu ou ouvir alguém dizer que usar o celular atrapalha o sono durante a noite. Mesmo assim, você provavelmente continua usando e também não sabe exatamente porque isso acontece.

A American Chemical Society disponibilizou um vídeo em que Brian Zoltowski, professor de Química da Universidade Metodista Meridional, nos explica como se dá esse processo.

Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender melhor como nosso cérebro funciona quando dormimos.

O que é o ritmo circadiano?

O ritmo circadiano é, basicamente, nosso relógio biológico.

O funcionamento desse “relógio” é diretamente influenciado pela luz, ditando o ritmo de diversas partes do nosso corpo. Como por exemplo o digestivo, de sono, excreção e reposição de células, etc.

Esse mecanismo é “controlado” por uma região do cérebro chamada de núcleo supraquiasmático, que fica bem atrás dos olhos. 

Alguns estudos afirmam que o ritmo de cada ciclo circadiano sofre influência não apenas da luz mas de fatores como a astronomia, geografia e ecologia.

No entanto, o que precisamos entender aqui sobre o ritmo é que ele dita a qualidade do nosso sono e também de outras atividades corporais.

E, além disso, que os nossos períodos de sono (que devem ser de 8 horas por noite) são responsáveis pela manutenção de diversas partes do organismo. Dessa forma, muitas pessoas que tem problemas de sono acabam tendo outros problemas de saúde.

A este ponto você já deve supor porque o celular atrapalha seu sono.

A questão é: Será que você realmente tem um ritmo circadiano desregulado?

Ou será que você tem algum distúrbio de sono?

Talvez a resposta não seja nenhuma dessas, mas sim a forma como você se prepara para dormir.

Melanopsina e Luz Azul (Blue Light)

Geralmente, quando sentimos dificuldade para pegar no sono, sentimos também certa ansiedade. E, depois de tentar dormir por muito tempo, seu objetivo se torna tentar sanar a ansiedade.

E para isso você conta com o apoio do seu celular, conferindo as novidades das redes sociais e sites em geral.

Assim, você se sente cada vez mais cansado embora se sinta cada vez mais agitado e ansioso.

A verdade é que os computadores, smartphones e tablets emitem a chamada luz azul, que surge como a mais “eficiente” dentre as luzes para fazer com que nosso cérebro entenda que é hora de despertar.

Por isso, quando você não consegue dormir e fica usando seu celular, você está basicamente dizendo ao seu corpo que já é de manhã e você não precisa adormecer.

E isso acontece por meio da melanopsina, um fotopigmento localizado nos fotorreceptores da retina, sendo ele um dos responsáveis pela regulação do ritmo circadiano.

A melanopsina sofre alterações químicas quando em contato com a luz, o que nos explica porque o uso dos celulares antes de dormir não afeta somente uma das suas noites de sono, mas todo o ritmo do seu “relógio interno”.

O celular atrapalha seu sono, é fato.

Mas o que fazer sobre isso?

Bom, diversas são as formas de lidar com esse impasse tão recorrente no mundo atual.

O grande conselho é que respeitemos o que nosso corpo pede por natureza.

E isso engloba não apenas o sono de qualidade quando nos sentimos cansados, mas nossa alimentação, ritmo de trabalho e forma de pensar.  

No entanto, existem também algumas outras formas de fazer isso. Vejamos algumas delas.

1. Tenha um ritual de sono

 O momento de ir dormir (tal qual o de acordar) deve se tornar um ritual automático em sua vida. Por exemplo, passe a se policiar para não estar em contato com o mundo tecnológico uma hora depois de acordar e uma depois de dormir.

Se sua rotina corrida não permite isso, tente aplicar a técnica por pelo menos trinta minutos.

Planeje seu “ritual” conforme sua rotina e com certeza você conseguirá achar hábitos que se encaixem com o seu dia a dia.

Inclua nesse processo um bom café da manhã. Além de uma janta balanceada pelo menos duas horas antes de dormir (a digestão não combina muito com a hora de dormir).

A prática da meditação pode mudar não apenas a qualidade do seu sono, mas da sua vida como um todo.

2. Suplementação

Muitas pessoas tem optado por tomar diariamente uma cápsula de melatonina, hormônio que promete regular o ritmo circadiano. Quem já tomou melatonina sabe que acordar junto com o sol se torna algo fácil nesses casos.

Além da melatonina, suplementos como magnésio e L-teanina também tem quase a mesma finalidade. Consulte seu médico antes de qualquer coisa!

No entanto, atente para o consumo de qualquer suplementação. Pode ser que seus problemas de sono não sejam causados por um ritmo circadiano desregulado, e sim por outros fatores.

Agora você entende como o celular atrapalha seu sono não apenas por te deixar “entretido”?!

Invista na qualidade do seu sono.

Ele muda a qualidade dos seus dias e consequentemente da sua vida como um todo.

 

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!