Não se fala em outra coisa. Além da Pandemia do Coronavírus que alastra-se, outra coisa que também se espalha, é a ansiedade, medo e pânico.
E não surpreende.
Considerando o exemplo dos demais países, o assunto dominando pela mídia e todas as possíveis ameaças, é claro que o medo assombra!
Agora, vamos analizar o cérebro para entender esse medo. Temos um circuito cerebral muito bom para detectar perigos. E ele está, principalmente, sempre bem “ligado” aos perigos novos e desconhecidos! Ou seja, essa é a função dele.
E por isso, uma ameaça desconhecida como esta que estamos vivendo, gera medo, ansiedade e um estado de apreensão constante.
Para entender, sabemos que essa capacidade de simular cenários futuros e que antecipa de uma possível ameaça, seria uma ansiedade saudável.
Porém, quando amplificamos essas possíveis ameaças, isso já seria um caráter deletério da ansiedade.
Bom, e é o que devemos evitar agora neste momento.
Como evitar a ansiedade?
1 – Isolamento:
O isolamento é necessário para conter a transmissão. Não temos capacidade de hospitalizar um número grande de pessoas que irão precisar.
Mesmo saudável, você pode infectar pessoas que estão com a imunidade abalada!
2 – Imunidade boa:
Nas farmácias, um dos itens que está faltando, além do álcool gel, são as vitaminas C.
Resumindo, ter uma imunidade boa é uma complexa construção de hábitos e estilo de vida! Assim, não construimos a imunidade do dia para noite, com chás, suplementos e vitamina C. Não adianta, nutrientes isolados neste momento não irão prevenir que você contraia o vírus.
3 – Cuidados com a saúde:
Vamos refletir, o principal cuidado que precisamos ter com a nossa saúde nesta fase de coronavírus, seria fortalecer o organismo caso caso você contraia o vírus.
E mais uma vez, cuidar da saúde não irá evitar que você contraia o vírus, isso é outra coisa. Desta forma, cada organismo terá uma uma resposta imunológica e inflamatória diferente da outra.
Lembrando, siga os cuidados básicos com a higiene, estes sim são a sua verdadeira prevenção.
4 – Stress e ansiedade:
Não é de hoje que sabemos como que o estresse e ansiedade nos deixam vulneráveis, fisico e mentalmente.
Assim, eles debilitam a imunidade e a saúde mental.
5 – Mantenha suas rotinas:
Neste período de coronavírus, procure cuidar da qualidade e do ritmo do sono, manter ritmos alimentares, de atividades físicas dentro do possível, bem como as rotinas de trabalho em casa.
6 – Evite rumores:
Concluindo, não espalhe rumores, isso aumenta a ansiedade, tanta sua quando das demais pessoais!!!
Busque sempre fontes de órgãos oficias!
Em casos de dúvidas, ligue para 136!
Seja o primeiro a comentar