Blog da Joana

Saiba por que o sedentarismo é um dos piores males do século XXI

Todos os dias você se sente cansado, indisposto para as atividades do cotidiano, está sempre estressado com o trabalho, nunca tem tempo disponível e uma rotina lotada de compromissos.

Realmente, estamos em um momento difícil em que o Recurso Tempo está cada vez mais escasso, por isso, é preciso estabelecer prioridades.

Ao estabelecê-las, na maior parte das vezes, cortamos a atividade física da rotina e caímos no sedentarismo. Você não sabe, mas esta é uma das piores decisões que uma pessoa pode tomar.

Ah, por que você diz isso Joana?

Bom, primeiro vamos entender um pouco sobre como esse hábito evoluiu ao longo dos anos.

A evolução do sedentarismo

A verdade é que durante o período evolutivo o ser humano não se rendeu ao sedentarismo, ele nem podia pensar nisso!

No período Paleolítico, nossos antepassados eram nômades, pois precisavam se deslocar por quilômetros em busca de abrigo e comida. Eles caçavam, plantavam e colhiam para adquirir seu alimento.

Para fugir do perigo, eles usavam tanto o raciocínio (o que nos diferia dos demais animais) quanto o corpo, que foi adaptado para correr.

Utilizaram também a comunicação para conseguir se integrar ao meio.

Os cientistas estimam que os nossos antepassados caminhavam por volta de 10 a 20 quilômetros por dia!

Isso significa que o nosso cérebro se desenvolveu enquanto estávamos em movimento e não enquanto sentados.

Essa foi uma das melhores épocas para o desenvolvimento do cérebro do Homo Sedentaris, pois evoluímos em um ritmo muito rápido.

Os tempos avançaram e com a Revolução Industrial houve uma restrição do movimento físico, um fato que quase anulou a atividade física do nosso cotidiano.

Darwin já dizia: as características favoráveis de sobrevivência ao meio (características genéticas) tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população que se reproduz, enquanto características desfavoráveis tornam-se menos comuns.

Portanto, hoje, nossas características físicas e mentais estão adaptadas ao meio em que vivemos, ou seja, nosso fenótipo é extremamente evoluído para acompanhar e dar subsídios às nossas necessidades básicas e, portanto, nossa sobrevivência.

Mas será que isso é possível sem a prática de alguma atividade física?

Ah não! Atividade Física não!

A redução da atividade física acarretou, tanto em adultos como em jovens, uma diminuição da qualidade de vida e da aptidão física.

No entanto, paradoxalmente, ao nos tornarmos sedentários, ficamos também expostos a doenças que podem até nos levar a morte.

A atividade física tornou-se uma importante medida contra diversas doenças que surgiram com a civilização moderna, como por exemplo o estresse, tão presente no nosso dia a dia.

A necessidade de se exercitar não é uma moda, mas sim uma urgência. E, por isso, a atividade física a séculos tem sido enaltecida como um potente fator de promoção a Saúde.

sedentário

 

Sócrates, por exemplo, fez a seguinte afirmação: “Na música, a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica, dá saúde ao corpo”.

A ideia ganha ainda mais respaldo no discurso do “pai da medicina”, Hipócrates: “O que é utilizado, desenvolve-se, o que não o é, desgasta-se… se houver alguma deficiência de alimento e exercício, o corpo adoecerá”.

Há também as célebres palavras do romano Juvenal que definem ainda melhor o conceito do exercício: “Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em corpo são”).

Obviamente, o que fundamentava a prática de atividade física nesses períodos era empírico. Mas hoje, existem diversas pesquisas que confirmam ela como uma ferramenta crucial para uma vida mais equilibrada.

Tudo bem, grande aula! Mas o que eu preciso entender afinal?

Espantando o maior inimigo da Saúde

Ao compreender um pouco sobre o sedentarismo concluímos que o corpo humano foi feito para estar sempre em movimento.

Nossa estrutura biológica conta com um sistema organizado que nos permite a mobilidade. A alimentação, como vimos, vinha da caça e da coleta e a locomoção exclusivamente das PERNAS!

Com a evolução, algumas facilidades foram criadas para melhorar a vida das pessoas. Porém, esse conforto que tivemos acesso (carro, comidas prontas, etc) gerou uma preguiça e acomodação que nos prejudica cada vez mais.

Você passa o dia inteiro sentado no escritório?

Saiba que isso vai completamente contra a nossa natureza. Quem fica o dia todo sem se movimentar precisa compensar essa deficiência com atividades físicas regulares!

FOMOS FEITOS PARA ESTAR EM MOVIMENTO!

movimento

Num estudo recente, crianças que correram 30 minutos 2 ou 3 vezes por semana, durante um período de 12 semanas, melhoraram significativamente o seu rendimento cognitivo.

Quando compararam os resultados com aquelas crianças que desistiram, os pesquisadores descobriram que havia uma relação direta entre aquelas que faziam exercício físico e aquelas que melhoraram as suas capacidades nos testes.

Portanto, alimentar o sedentarismo é dificultar o nosso desenvolvimento cognitivo.

Pra finalizar, pense em como uma vida sedentária pode prejudicar a sua alta performance e no desenvolvimento das suas atividades. Existem diversas maneiras de se movimentar e, essas maneiras trarão muitas vantagens pro seu cotidiano.

Está pronto começar a ter uma saudável, baixe o meu e-book e aproveite essa oportunidade!

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!