O gengibre e seus extratos são tradicionalmente utilizados como agentes anti-inflamatórios, principalmente por conta dos gingeróis – que são compostos fenólicos presentes no gengibre e que possuem efeito inibitório sobre a ciclooxigenase (COX).
O óleo essencial de gengibre também apresenta um grande efeito #analgésico e anti-inflamatório, demonstrando benefícios na redução da dor e do edema articular presentes na artrite reumatóide.
O artigo mostra que o 6-gingerol, o principal composto bioativo da raiz de gengibre, parece neutralizar os mecanismos que alimentam doenças autoimunes, como lúpus e síndrome antifosfolipídeo em camundongos.
No estudo, os pesquisadores analisaram especificamente o lúpus, uma doença que ataca o próprio sistema imunológico do corpo. Com isso, também analisaram e sua condição frequentemente associada à síndrome antifosfolipídica, que causa coágulos sanguíneos, já que ambos causam inflamação generalizada e danificam órgãos com o tempo.
Como resultado, em camundongos com síndrome antifosfolipídica ou lúpus, o 6-gingerol evitou a liberação de armadilha extracelular de neutrófilos, que é desencadeada pelos autoanticorpos produzidos por essas doenças.
Seja o primeiro a comentar