Blog da Joana

Cansaço, estresse e esgotamento: Saiba o que fazer para relaxar!

Nesse artigo irei falar sobre a sensação de esgotamento, estresse e cansaço no final de ano e como isso sempre acontece em algumas áreas da nossa vida (trabalho, saúde e emoções), diminuindo a nossa potência nesse período. Ao final, forneço dicas simples de como podemos relaxar nessas áreas e, finalmente, começar a nossa preparação para um novo ano que irá se iniciar.

  • Ansiedade pré festas
  • Saúde: fadiga, cansaço, doenças
  • Fim de ano combina com produtividade?
  • A bagunça sentimental no período de festas
  • Dicas para se manter saudável e pronto para o próximo ano
  • Como manter-se produtivo
  • Um novo ano com equilíbrio emocional

Ansiedade pré festas

Essa semana, passeando pelas ruas, fui mordida pelo mosquito do final de ano.

Não dá muito para escapar!

É só olhar para as propagandas na TV, as lojas, os shoppings, conversar 15 minutos com um amigo que você vai perceber que, o final do ano chegou e você nem viu! O horário de verão, os enfeites de Natal, o calor… Eu, por exemplo, já penso automaticamente na vontade que tenho de estar na praia com a minha família (que está longe de mim!).

Esse conjunto de lembranças, sensações e costumes que brotam no final de ano, causam uma sensação boa em alguns, mas em outros, nem tanto.

cansaço

Nossa saúde, o trabalho e a parte emocional ficam completamente afetados e, por isso, nosso corpo acaba cedendo ao estresse, irritabilidade, preguiça e esgotamento. Todos esses fatores contribuem para a queda da nossa potência no dia a dia.

Como o nosso corpo reage ao repetir um hábito durante o ano todo? Será que ele se mantém sempre ativo e animado do início ao fim? A nossa animação no trabalho se mantém intacta? E o nosso emocional? Passamos o ano todo radiantes e sem brigar com ninguém?

Saúde: fadiga, cansaço e doenças

Desafio você, leitor do blog, a falar que nunca sentiu fadiga, cansaço ou nunca ficou doente no final do ano.

Fim de ciclos é isso: surge a sensação de “não aguento mais, preciso descansar, me sinto fraco”. Só de pensar no Natal e no Ano Novo você já sente aquele alívio na alma.

Pode ser que para alguns o ano tenha sido extremamente exaustivo, com pouco descanso e muito trabalho.

Alguns se esforçaram para cuidar bem da alimentação e do sono, mas não conseguiram arranjar tempo para se exercitar. Outros, se mantiveram firmes nesses quesitos e, por fim, temos aqueles que tiveram o ano mais light, que curtiram bastante e passaram bem longe de alimentação saudável, exercícios físicos, meditação, etc.

Em um desses quesitos você deve se encaixar e tenho certeza que, independente de qual for a sua condição, você deve estar ansioso para o seu momento de descanso.

Não há como negar: corpo e mente não são coisas inseparáveis. Existe uma interdependência entre as questões físicas, mentais e sociais. Mesmo que o estresse seja algo mental, ele vai afetar o teu corpo e vice-versa.

Já cheguei a comentar aqui como a ausência do sono pode afetar a nossa saúde, produtividade e até a nossa memória. Da mesma forma que, realizar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada nos ajuda a pensar melhor.

Leia mais sobre esses assuntos em:

falta de saúde

A falta disso tudo durante o ano, nos faz prever um resultado: um corpo preguiçoso, cansado, estressado e doente.

E, vamos combinar, quando estamos desse jeito, qual a chance de darmos o nosso melhor no restante?

Com o corpo desgastado físico e mentalmente, a produtividade no trabalho nos últimos meses do ano, acaba despencando.

Fim de ano combina com produtividade?

Mesmo que você tenha sido uma pessoa muito saudável durante o ano todo, é natural que, nos últimos meses o corpo peça “arrego”. Consequentemente, a produtividade não será a das melhores, trazendo com ela uma amiga chamada Procrastinação.

Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar, a procrastinação é quando você adia, posterga, prolonga algo ou alguma coisa que você tenha que fazer. E isso acontece tanto no trabalho, quanto na vida pessoal de cada um.

Sabe aquele exame que o médico te pede há anos mas você sempre “deixa pra depois”?

E aquele livro que você comprou, ficou na estante e, quando você olha pra ele pensa: “amanhã eu começo!” e esse dia nunca chega?

E aquela planilha que seu líder pediu para você fazer, mas você vai enrolando, enrolando e enrolando, e ela nunca sai?

Todos esses exemplos são procrastinações. Provavelmente você já passou por uma situação parecida.

Ter a sensação de que falta tempo é algo comum nesse momento do ano. Em alguns casos pode ser por um excesso de trabalho, mas há também os casos de procrastinação.

A correria, fechamento das metas e planejamento pro próximo ano, a ansiedade para que cheguem logo as festas, são fatores contribuintes para a “falta de produtividade”.

produtividade e estresse

Nessa época também me sinto esgotada!

Durante a semana, sinto que minhas têmporas começam a latejar.

Mesmo que o dia tenha fluido bem, eu tenha concluído meus textos, respondido meus e-mails e sentado para elaborar melhor minha monografia (é gente, não tá sendo fácil!), sempre surge a dúvida se eu não poderia ter feito mais.

E chega uma hora que não consigo mais olhar para a tela do computador, nem me concentrar. Junto com tudo isso, vem o sentimento de culpa. O meu cérebro está dizendo para eu parar. Ele está exausto e precisa de descanso, mas mesmo assim, ainda tenta pra ver até onde vai (e não vai muito longe!).

Você também se sente assim?

Uma pesquisa de 2010 da empresa LexisNexis envolvendo 1.700 trabalhadores dos Estados Unidos, China, África do Sul, Reino Unido e Austrália revelou que, em média, os funcionários gastam mais da metade de suas jornadas de trabalho recebendo e gerenciando informações, ao invés de usá-las para realizar o trabalho.

Outro dado importante é que, em comparação com a União Europeia que determina 20 dias de férias remuneradas obrigatórias, os Estados Unidos não possuem leis federais que garantem folgas, licenças médicas ou “feriadões” nacionais remunerados.

Imagina ficar sem descanso no final do ano e, pra piorar, sem dinheiro!

Tudo isso acontece em prol de uma “produtividade” que desconsidera e não compreende os momentos de ócio como momentos que auxiliam no desenvolvimento da criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

De acordo com as pesquisas de Neurociências, férias tem benefícios reais para o organismo e o cérebro.

Portanto, não abra mão desse momento nesse final de ano!

A bagunça sentimental no período de festas

Como já mencionei anteriormente, quando penso em fim de ano, penso na minha família. Morar longe da família é muito difícil, mas só de saber que vou para a casa da minha mãe já fico toda motivada!

Porém, para muitos, o fim de ano e as festas podem ser um verdadeiro terror. Só de lembrar em encontrar os tios do pavê, as tias dos namoradinhos(as), os primos briguentos, as mesmas desavenças… O nosso emocional fica uma pilha!

Tem aqueles que o problema são as festas de final de ano da empresa. Ter que conviver com aquelas pessoas que você não se deu bem o ano inteiro, acaba gerando sentimentos desagradáveis em nós.

No geral, nesse período do ano, ficamos esgotados emocionalmente!

Essa exaustão emocional pode surgir por diversos motivos e um deles são os relacionamentos (amorosos, familiares e amizades) que nos debilitam até fisicamente.

E quando surgem os momentos de descanso mental, eles acabam não sendo tão bem aproveitados quanto deveriam. Quando somos fortes por muito tempo, corremos o perigo de sofrer uma exaustão emocional e causar maiores danos ao nosso corpo físico.

Esse esgotamento pode acontecer por coisas simples, como a falta de reciprocidade, por exemplo.

O fato de doar-se muito aos outros e se preocupar em excesso em dar tudo de si nas relações, pode fazer com que deixem de lado o cuidado com si mesmo.

E quando o recebimento não é na mesma intensidade, pode parecer que a pessoa é mais forte que outras e que pode aguentar tudo.

Pessoas que chegam em estado de exaustão emocional não sentem alegria nenhuma naquilo que fazem.

Elaboram atividades como se fosse algo obrigatório e passam quase todo o tempo realizando seus afazeres de forma mecânica.

O raciocínio fica mais lento, acordam esperando um dia doloroso e cheio de tarefas exaustivas, se sentindo, confusas e cansadas.

Entenda mais sobre Gestão das Emoções e Autoconhecimento nesses textos:

esgotamento emocional

No final de ano, boa parte das pessoas acabam ficando assim. Mas, aqui vai o alerta: se a todo momento você se sente desse jeito, é importante procurar ajuda.

Se sentir sempre assim é sinal de que precisa rever o seu lado emocional. Procure um médico ou ajuda psicológica para que possam te orientar com mais detalhes.

É necessário conhecer a si mesmo e aprender a lidar com as emoções para se tornar uma pessoa equilibrada e em paz consigo mesmo.

Um estudo da Universidade de Calgary sugere que o estresse é contagioso. Ou seja, conviver muito tempo com uma pessoa estressada é um fator de risco que pode afetar o seu cérebro.

Portanto, preparem-se bem para as festas! Se você convive muito com os “estressadinhos” fique de olho em como essas posturas podem afetar o seu emocional e não deixem que isso acontece!

“Como posso fazer isso, Joana?”

Agora vem a melhor parte desse artigo: AS DICAS!

Dicas para se manter saudável e pronto para o próximo ano

 

Para aqueles que são disciplinado:

manter-se saudável

  1. Seja mais flexível no período das festas. Não fique contando as calorias e não se estresse com a quantidade de doces que está ingerindo. Ter momentos prazerosos com aqueles que nos querem bem é tão recompensador quanto.
  2. Nos dias após a comilança, se estiver se sentindo muito mal, dê um respiro para o organismo e procure ingerir bastante líquido e comer comidas leves.

Para os não tão disciplinados…

começar um hábito saudável

  1. Não fique desesperado em realizar uma dieta no final do ano. Não é o melhor momento para iniciar esse desafio.
  2. Fique atento aos exageros! Tente se controlar nos pré e pós festas de final de ano.
  3. A hidratação é sempre o melhor remédio. Água antes, durante e depois de beber! Isso vale também para os dias que exagerarem nas rabanadas, doces, carnes, massas e queijos.

Para ambos:

  1. Existem águas aromatizadas que possuem propriedades de detoxificação. Cítricos como laranja, limão e tangerina, o gengibre e as folhas de hortelã são ótimos para incrementar na água e auxiliar na digestão nesse período de festas.
  2. Sucos Naturais como o suco verde ou suco pink são bons pedidos. Minha dica é o uso de folhas verdes como a couve, hortelã, espinafre, o aipo, e frutas como a maçã, mirtilo, amora e abacaxi.
  3. Evite os embutidos e processados nos dias pós comilança. Dê preferência a saladas verde escuras, as frutas cítricas e aos cereais integrais. Evitar as proteínas também é bom!
  4. Chá gelados como o chá de hibisco (super diurético), frutas cítricas, gengibre e alecrim são ótimos para a circulação.
  5. Nesse período, sempre que puder, troque a televisão e o celular por uma caminhada. Fará a diferença quando você voltar para a rotina de trabalho e o início de ano.

Como manter-se produtivo

Para aqueles que pensam que dar uma pausa é sinônimo de ociosidade, sinto muito, esse artigo não serve para você.

Há diversos trabalhos científicos que comprovam a importância da ociosidade para uma mente produtiva.

O TCC que estou terminando é sobre Criatividade e um dos principais destaques que dou no trabalho é justamente a importância do cérebro ocioso para a geração de ideias criativas e inovadoras.

Além disso, a ociosidade auxilia no surgimento de conexões inesperadas e da inspiração, algo de extrema importância para o desenvolvimento de um trabalho.

descansar para ser produtivo

Nesse contexto, as dicas para ser mais produtivo nesse final de ano são:

  1. Ociosidade não é anti-produtividade. A ociosidade é essencial para gerarmos ideias criativas e inovadoras. Portanto, DESCANSE! Fique ocioso durante um tempo. Aproveite esse período para silenciar a cabeça, dando a oportunidade para ela produzir novas ideias.
  2. Procure espaços tranquilos para descansar. Se afaste um pouco da vida movimentada que você vive. Se for possível, viaje para um local que tenha contato com a natureza. Isso vai ajudá-lo a se desligar!
  3. Evite os aparelhos eletrônicos enquanto estiver descansando. Celular, computador, tablets, tudo o que te lembrar a correria do dia a dia. Dê espaço para a sua mente respirar e poder ser produtiva para o que é realmente importante!

Um novo ano com equilíbrio emocional

Final de ano também é momento de detox emocional!

Deixe de lado os rancores, decepções e frustrações, revise os sentimentos mais difíceis e deixe tudo preparado para preencher com os novos.

Vamos as dicas:

  1. Faça uma pausa. Respire e tire um tempo para você!
  2. Entre em contato com a natureza, pise na grama, entre no mar! Enquanto a agitação típica de uma cidade exige muito do nosso emocional, os ambientes naturais fazem o papel de restaurá-lo.

Trouxe duas dicas de práticas Mindfulness para realizar nesse final de ano:

SNACK

  1. STOP – Pare. Apenas pare por um instante e respire.
  2. NOTICE – Apenas perceba o que está acontecendo ao seu redor com atenção.
  3.  ACCEPT – Aceite o momento presente, seja qual for, sem julgamentos. Apenas o reconheça.
  4. CURIOUS – Se questione sobre o que está acontecendo ao seu redor. Se pergunte sobre como se sente e porque se sente assim.
  5. KINDNESS – Seja gentil consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Observe como isso pode ajudar a manter o equilíbrio.

meditar

STOP – Prática de atenção completa

S:

Pare e verifique a cabeça, coração, o corpo em geral.

Traga tudo para o momento atual e se pergunte: “Qual a minha experiência agora?”

Pensamentos:”O que estou dizendo a mim mesmo? Quais imagens surgem na minha mente?”

Sentimentos: “Estou curtindo, estou neutro, chateado, animado, triste, louco, etc?”

Sensações: “Sinto aperto, retenção, leveza,etc?”

Reconheça essa experiência e registre, mesmo que seja desconfortável.

T:

“Torne” sua respiração uma respiração direcionada e consciente. Cuidadosamente, dirija sua atenção para a respiração, para cada inspiração e expiração.

Ela irá funcionar como uma âncora que o trará para o presente, te ajudando a sintonizar com seu estado de consciência e o silêncio.

O:

Observe, abra e expanda a consciência para fora!

Expanda o seu campo de consciência para além da respiração, de modo que você possa sentir o seu corpo como um todo. Aos poucos, tome consciência sobre o que está ocorrendo ao seu redor: a vista, os sons, os cheiros.

P: 

Prossiga! Abertura de novas possibilidades sem expectativas!

Deixe que sua atenção se mude para o mundo ao seu redor e perceba como as coisas estão agora.

Ao invés de reagir mecanicamente, seja curioso/aberto e responda naturalmente.

Após essa prática você pode se surpreender com os acontecimentos proporcionados por esse momento de pausa.

No geral…

Para concluir, nesse final de ano, apesar do cansaço e do esgotamento que todos nós sofremos, há várias práticas (como mostrei) que podem nos ajudar a tranquilizar a mente e o corpo.

Nesse momento de detox geral, tire um tempo pra você, não faça nada, permita-se descansar e relaxar.

Desconecte-se do celular e das redes sociais que drenam a nossa energia. Desligue os despertadores e DURMA! Não olhe e-mails, não responda o whatsapp.

relaxar

RELAXE!

Não é momento de se cobrar ou se criticar; reflita sobre o seu ano.

Que sejam 2 dias ou uma semana para quem puder.

O importante é se permitir descansar para que no ano que está chegando, você possa dar o melhor de si com toda a sua potência!

 

 

 

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

1 comentário

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!