Blog da Joana

Aprenda como planejar e definir suas metas

Nesse artigo gostaria de dar dicas para vocês começarem a planejar e definir as metas para o próximo ano e iniciá-lo com o máximo de potência.

Dessa forma, primeiramente vamos aprender a planejar e organizar nossos sonhos, transformando-os em objetivos e metas simples.

Em seguida, partimos para a ação com dicas práticas para você sair do lugar e finalmente concretizar o que deseja.

Para finalizar, explico o quanto a mudança acaba gerando um certo desconforto em nós e como podemos encontrar equilíbrio entre o presente e o futuro, para que assim, possamos viver de maneira plena, potente e equilibrada.

  • Planejar e Organizar
  • Colocando em ação
  • Mudança gera desconforto
  • Encontrando equilíbrio entre o presente e o futuro

Para a alegria de uns e desespero de outros, o ano só começa de verdade depois do carnaval e isso não temos como mudar.

Quando o assunto é planejamento pessoal do ano, vejo o quanto as pessoas ficam desesperadas, angustiadas, irritadas e, até deixam o tema de lado.

Tem pessoas que traçam os seus objetivos e metas na noite do Ano Novo e prometem um caminhão de coisas, mas após 5 minutos não se lembram de mais nada do que prometeram.

Tem também as pessoas que não acreditam em nada disso, só querem viver o momento presente, as festas de fim de ano e o Carnaval.

Há os que definem objetivos muito amplos pedindo dinheiro, saúde e amor.

Tem os que fazem listas intermináveis, não tiram nada do papel e mantém os velhos hábitos.

Em qual você se encaixa?

Sêneca já dizia “Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir”.

Ou seja, planejar é necessário! E para isso, primeiro é preciso definir quais são as nossas prioridades, o que realmente precisamos e queremos mudar na nossa vida e traçar as metas específicas! Depois de tudo isso é que vamos para o ataque.

Planejar e Organizar

Nossos sonhos são um norte para a nossa vida, por isso normalmente são coisas mais distantes.

Comprar uma casa, casar, ter filhos, ser bem remunerado no emprego, são sonhos que, geralmente, necessitam de um bom planejamento, disciplina, paciência e tempo disponível.

Muitas vezes ficamos perdidos, com a cabeça cheia de sonhos grandes, e não sabemos bem por onde começar.

Primeiramente, vou esclarecer algumas dificuldades que temos em diferenciar: Objetivo e meta.

O objetivo é a forma como destrinchamos o nosso sonho, como tornamos ele mais palpável.

As metas são definições mais específicas, é a hora de agir. Elas podem ser quinzenais, semanais e até diárias. Isso, vai depender de como você quer se organizar.

Feito isso, comece destrinchando os seus sonhos, transformando-os em objetivos alcançáveis. Quando você fizer isso, vai ficar mais fácil trilhar o caminho e visualizar para onde está indo.

planejar e organizar

Outra coisa importante é na hora de definir as metas: Defina metas possíveis! Quanto mais claras e objetivas elas forem, mais facilidade você terá em colocá-las em prática.

Um exemplo: Você tem o objetivo de ir à academia. Quantas vezes você já viu pessoas que pagaram o ano inteiro e procrastinaram esse compromisso?

Provavelmente, para muitas dessas pessoas, o objetivo de se exercitar era fruto de pressões externas e, por isso, elas não compraram a ideia de fato.

Lembrando que, para colocar em prática, é preciso escolher um objetivo por vez. Se escolher muitos de uma vez só, a tendência é ficar desmotivado logo no começo, por acreditar que não vai conseguir cumprir tudo.

Ter objetivos muito difíceis também dificulta o nosso engajamento. Temos a tendência de deixá-los sempre para depois, prorrogando ao máximo o momento de executá-lo.

Por isso, procure objetivos verdadeiramente relevantes, que tragam significado para sua vida e que a transforme.

Para ficar ainda mais fácil, vou dar algumas dicas para clarear a mente de vocês na hora de definir as metas para o próximo ano!

Dica 1: Roda da Vida

Para começar, você pode pensar nas áreas mais importantes para você. Como exemplos temos Saúde, Dinheiro, Tempo, Conhecimento e Emoções. Mas, você pode expandir/diferenciar as áreas de acordo com a sua preferência. Tem Trabalho, Amor, Família, Viagens, etc. Faça como desejar.

Antes de iniciar o processo, reflita: Como está cada uma dessas áreas? O que eu gostaria de mudar em cada uma delas? Qual a minha prioridade nesse momento? O que eu poderia mudar em 6 meses? E em 1 ano?

Se quiser mais dicas de como refletir, escrevi um artigo recheado de indicações, posturas mentais, locais e até purificadores ambientais que você pode utilizar para otimizar o momento.

roda da vida

Quando for fazer a Roda da Vida escolha uma frente por vez, na hora de escrever, reflita sobre cada uma delas. Isso vai te ajudar a manter o pé no chão na hora de definir as metas para o próximo ano.

Como já comentei, se você escolher muitas coisas será mais difícil e vai desanimá-lo. Por isso, seja bem seletivo!

Dica 2: Mapa dos sonhos

Outra boa dica é fazer um Mapa dos Sonhos, que não é muito diferente da Roda da Vida.

O que você pode fazer de diferente é criar alternativas para o seu mapa mental. Por exemplo, criar planos B e C, caso o primeiro não dê certo.

mapa do sonho

Outra opção é sair do universo escrito para tentar algo inovador. Você pode desenhar seus objetivos, colar figuras, fazer dele um plano visível.

Deixe sua obra em um local visível em que você consiga fazer observações ou alterações caso ocorra imprevistos. Você pode utilizar materiais como um caderno, uma folha, um aplicativo e até um quadro!

Como o cérebro enxerga isso?

Do ponto de vista do cérebro, esses mapas não são coisas do além ou de energia mística.

Na verdade, é uma questão de foco, atenção, ação e prazer. Quando o objetivo é traçado e ele é relevante para você, há muito mais engajamento, a ponto de fazer com que você direcione todas as suas ações a ele. Por isso, aquilo de fato acontece!

Se é algo que você deseja muito, como uma viagem por exemplo, ao mentalizar esse objetivo, o seu córtex pré frontal consegue visualizar e projetar para o futuro. Isso faz com que você sinta o bem estar da viagem, o quanto gosta desse lugar e a relação emocional que tem com ele.

O problema é se o seu objetivo for algo muito distante. Por exemplo, você tem o objetivo de comprar uma casa e precisa economizar durante 3 anos para poder dar a entrada. Após isso, precisa esperar mais 2 anos para estar morando nela, já que, está em construção.

cérebro

O que acaba acontecendo?

Nesses meses que precisamos economizar, esquecemos a necessidade disso e como a recompensa está muito longe, tudo aquilo que gera prazer imediato acaba sendo a nossa maior armadilha.

E como mudar isso?

Bom, precisa de organização, planejamento e disciplina. Nesse caso, seriam 5 anos juntando dinheiro para pagar toda a compra da casa.

Dessa forma, você vai precisar colocar todo o valor em uma planilha e dividir esse valor pelos meses para saber quanto terá que desembolsar a cada mês.

Além disso, terá que pensar nas coisas que fazem parte da sua rotina e você precisará abrir mão, além dos hábitos que precisará ajustar para se adaptar a esse objetivo.

Se isso não for pensado desde o início é praticamente impossível que você não se embole no meio da compra e fique completamente endividado e triste.

Como eu quero evitar que isso aconteça com você, organize esses sonhos e torne-os mais concretos.

Você tem tudo para alcançar esses objetivos, só precisa ser mais realista, deixar a preguiça de lado, esforçar-se para montar o planejamento e segui-lo.

Colocando em ação

Você fez Brainstorm, planejou, elencou as metas, agora é hora de colocar a mão na massa e fazer do seu próximo ano um novo ano.

Para isso, vou ajudar com algumas dicas na hora de agir!

1) Preste atenção nos gatilhos emocionais

Se você quer ir cedinho para a academia, antes de tudo, se organize para dormir cedo.

Quando acordar, não pense muito! Levante-se, se arrume e vá! Se você abrir o computador e começar a olhar tudo o que precisa fazer, você se sentirá ansioso e não conseguirá ir, é fato.

Essa é a brecha para os gatilhos! Para que você consiga realizar uma atividade, é recomendado que não pare para pensar muito nela nem desvie a atenção com outra atividade antes. Assim, você evita a preguiça e a ansiedade.

gatilhos emocionais

Se quiser manter uma alimentação saudável, por exemplo, entenda quais gatilhos que te impedem de comer de forma saudável. Se você estiver sempre na rua, sem carregar nenhuma comidinha saudável com você, vamos combinar que você está dando uma brecha para comer besteira, não acha?

Para mudar essa realidade, basta andar sempre com alguma coisa dentro da bolsa ou do carro, algum alimento saudável. Quando bater a fome, automaticamente você irá comer aquilo que está com você, sem dar brecha para outro alimento.

Ir direto do trabalho para a academia, sem passar em casa é outra alternativa para fugir dos gatilhos. Passar em casa faz com que, muitas vezes, você tenha preguiça de sair novamente. Se ligar a TV, olhar a internet então… Já era!

Enfim, a dica é tentar automatizar os bons hábitos e comportamentos que você racionalmente quer ter. Por meio da repetição do comportamento que você deseja, as recompensas vão surgindo até que, conscientemente esse comportamento se torne automático.

2) Foque nas suas conquistas

Não há nada mais renovador e revigorante do que uma nova conquista. Mas isso só é alcançado fora da nossa zona de conforto.

Por isso, anote as conquistas e se recompense por elas! São pequenas coisas como curtir um tempo livre, passar um tempo com quem você ama, comer um doce, fazer uma viagem, etc. Não dá pra ser “eu mereço” toda hora, mas você pode se presentear quando perceber que atingiu alguma meta.

Depois que você realizou uma tarefa, fique atento a recompensa que essa tarefa te trouxe. Por exemplo: Após realizar uma atividade física, sinta, observe e anote a sensação que está tendo após cumprir a sua meta. Faça um diário dessas sensações!

recompensa

Reconheça cada uma das vitórias, por menor que elas sejam. E, por favor, não desista se acabar regredindo em algum momento. É normal se atrapalhar no meio do caminho.

O importante é continuar tentando e manter-se firma no objetivo de melhorar dia após dia.

3)Faça uma gestão da ansiedade

A ansiedade é gerada quando não sabemos lidar com tantas informações ou quando estamos presos no futuro e esquecemos de agir no presente.

No dia a dia, a cada meta traçada é importante estabelecer uma rotina que tenha pausas. Ter esse tempo é essencial!

Existem artigos científicos que mostram que só de colocar na tela do computador imagens de plantas, paisagens, etc já reduz a ansiedade!

ansiedade

Realizar exercícios físicos, atividades prazerosas como passar um tempo com os amigos, ter uma alimentação saudável, etc também ajudam a reduzir a ansiedade.

A utilização de florais, aromas, músicas, terapias e acupuntura também são alternativas para desestressar e gerir a ansiedade.

4) Evite a procrastinação

Um meio para diminuir os índices de procrastinação é tentar criar um sistema de recompensas para cada ação da sua agenda.

Ou seja, cada atividade que você for cumprindo, se recompense. Você precisa dar a si mesmo algumas recompensas imediatas para que elas possam te motivar.

procrastinação

Os prêmios deverão partir de você mesmo, não podem estar ligados a sistemas externos. Exemplos de recompensas são: passar um tempo livre, dar uma pausa. ficar com quem você gosta, ler um livro, dormir, comer algo gostoso, fazer uma massagem, etc.

Para que esse sistema funcione, a disciplina é fundamental. Não há outro jeito para lidar com a procrastinação. Uma vida com ritmo (comer, trabalhar, se exercitar, dormir, etc) é um ótimo caminho para alcançar nossos objetivos.

Mudança gera desconforto

Sabemos que para começar bem o ano e colocar em prática tudo o que planejamos, é necessário aceitar que as mudanças são necessárias e que geram desconforto. 

Quando não estamos felizes em algumas situações na vida, sentimos desconforto. Nesses momentos, temos a tendência de nos iludir com outras atividades e pensamentos para “fugir” daquilo que estamos sentindo.

Colocamos nossos fantasmas embaixo do tapete e vivemos os momentos de forma superficial, tudo isso para demonstrar que aquela sensação desconfortável não faz parte de nós.

Meu papel aqui é te informar que isso NÃO ADIANTA EM NADA! Esconder, fugir e fingir que esses sentimentos não existem só vai te trazer dor, te distanciando da verdadeira inteligência emocional.

mudanças

Ao elaborar as metas para o próximo ano e dar o start para concretizá-las, é importante que entenda a mudança.

Mudar é sinônimo de sofrimento para o organismo, pois está relacionado a dor. Mas, ninguém quer sofrer e, por isso, ninguém quer mudar. Mudar é sair do roteiro, fazer diferente, lidar com o novo.

De acordo com o Budismo, sentimos ansiedade, medo e impotência diante daquilo que é desconhecido, diferente e novo. Nossa maior ilusão é de que ao ficarmos onde conhecemos, temos controle e certeza das coisas. Na verdade, segundo o Budismo, essa mente iludida é a fonte para todo o nosso sofrimento.

Por isso, no novo ano que se aproxima, devemos dar mais atenção para os nossos desconfortos, enxergando-os como um grande motivador de mudanças.

Não espere o ano começar para iniciar a mudança que você quer realizar.

Não espere a vontade de fazer dieta para começar a fazer, não espere a vontade de ir para a academia para começar a ir, não espere que as pessoas fiquem ao seu lado se você não deu atenção a uma relação ou a um projeto.

Não deixe de tentar por medo. Não fique sempre na mesma porque sempre deu certo. Fazendo isso, nos arrependemos por não ter tentado.

Arrisque! Esse é o momento!

Encontrando equilíbrio entre o presente e o futuro

Quando falamos em metas para o próximo ano sempre encontramos algumas dificuldades. Uma delas é manter o equilíbrio entra o que está acontecendo e aquilo que poderá acontecer.

Ao planejar nossos objetivos e metas é necessário saber viver o presente e olhar bem para o futuro.

Saber viver e desfrutar o momento atual quando as coisas boas acontecem, dar atenção paras as relações, entender os gatilhos emocionais que nos impedem de alcançar nossos objetivos e identificar aonde estamos nos sabotando, são atitudes que devemos cultivar no presente.

Por exemplo: quando planejamos uma viagem muito distante, mas não sabemos dar atenção para o momento presente, há a tendência em achar que “somente no futuro algo bom irá acontecer”, descartando a possibilidade do presente como impulsionador e transformador do futuro.

equilíbrio

Porém, só viver no presente não nos ajuda. Como seres humanos, temos a capacidade de conseguir projetar o futuro, simular possíveis cenários e usar a racionalidade. Isso que nos diferencia dos mamíferos.

Essa ferramenta precisa ser utilizada a nosso favor e não como uma prisão da ansiedade.

Precisamos conseguir olhar para o futuro, definir boas metas e planejar nossas ações, sem esquecer das ações no presente.

Espero que com essas dicas vocês possam se munir de força, coragem e persistência para atingir os seus sonhos no ano que está chegando!

 

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!