Blog da Joana

A positividade tá na moda?

  • Onde está o problema da positividade?
  • Entendendo as emoções
  • Próximo passos…

Já faz um tempo que tenho observado como algumas pessoas estão em uma onda geral de positividade, principalmente nas redes sociais (espaço onde as pessoas podem ser quem gostariam de ser, ou como querem ser vistas).

É muito fácil hoje em dia, abrirmos as redes sociais e ver uma enxurrada de frases e dizeres positivos.

Esses dizeres são como um mantra: “seja grato”, “seja positivo”, “seja legal”, “boas vibrações” e por aí vai…

Não que eu ache ruim, não é isso! Mas fico me questionando quanto aos excessos. Sou só eu que vejo tudo como um exagero?

Vou te contar como me sinto.

Onde está o problema da positividade?

Primeiro que, convenhamos, tem dias que acordamos nos sentindo péssimos!  Às vezes porque surgem sentimentos como o de fracasso, angústia, tristeza, etc.

Outras vezes porque não conseguimos dar o nosso melhor no nosso trabalho ou até em uma prova que fizemos (já sofri muito com isso na pós!).

Tem aqueles dias também que discutimos com alguém que amamos, e tudo fica mais difícil.

Segundo que, para algumas pessoas, a fonte desses sentimentos que mencionei acima são emoções “negativas”, ou seja, são vistos como os grandes vilões!

Mas peraí… Não foi permitido se sentir triste? E com raiva? Não?

Sentir raiva é feio? Então ter medo, ter receio, nem pensar! Coisa de gente fraca!?

Se falamos muito sobre isso, somos vistos como pessimistas e até negativos. “Xô energia ruim! Ai, você é muito pra baixo!”. Não é assim que pensam? Não é assim que escutamos das pessoas?

Em terceiro, tenho percebido que as pessoas acabam sendo julgadas por sentir essas emoções, como se todos devêssemos ser positivos, fortes , resistentes o tempo todo.

É nítido que vivemos uma verdadeira ditadura. E o pior: sentir essas emoções consideradas “negativas” é visto como uma fraqueza.

Gosto do termo “Era da Ditadura da Positividade ou Tirania da Positividade” para o momento que estamos vivendo, de acordo com a Dr. Susan David no seu livro “Emotional Agility

Estamos vivendo uma cultura rígida que valoriza a positividade a qualquer custo em detrimento da gestão das emoções.

Vamos ver como isso funciona.

Entendendo as emoções

Todo ser humano sente medo. E se isso não for uma verdade pra você, procure uma ajuda urgentemente, por que você pode estar colocando sua vida e a de outras pessoas em risco!

O medo é uma emoção adaptativa e é positivo ao fornecer informações valiosas daquilo que precisamos evitar ou quando precisamos recuar.

Só que quando amplificado, o medo torna-se danoso e destrutivo, principalmente a partir do momento em que não conseguimos lidar com ele. Isso só é perceptivo para aqueles que admitem o que sentem.

Todo ser humano sente raiva. A força da raiva é um dos grandes propulsores para nos fazer crescer e alcançar grandes objetivos. O problema de negar a raiva, é que quem não sabe lidar com ela, acaba descarregando nas pessoas.

Todo ser humano sente tristeza (e ainda bem que isso acontece)!

A tristeza é um importante sinal de que algo não está legal com nós mesmos! Essa emoção nos direciona a identificar quais as situações que estão nos deixando mal, angustiados, pra baixo.

A tristeza, quando negada, pode se tornar uma depressão, resultando em efeitos devastadores.

emoções

Não posso deixar de comentar mais uma coisa: O excesso de alegria pode ser uma grande máscara, que mais cedo ou mais tarde pode cair. É preciso saber lidar com ela também.

As vezes, a alegria pode ser uma fuga daquelas emoções que aprendemos a negar por serem “negativas” ou “más”.

Assim, podemos entrar num looping ao engolir nossos sentimentos, ficando presos nas nossas próprias emoções, viciados ou vitimados pelo nosso feed positivo. Afinal, Instagram, Facebook e as demais redes sociais são um prato cheio desses tipos de devolutivas.

Dessa forma, acabamos afastando, encobrindo e permitindo somente as emoções que consideramos legítimas.

E o que fazer quando percebemos que estamos sendo engolidos por esses sentimentos?

Próximos passos…

Em uma cultura que exclui, que prega a alegria a qualquer custo e a todo momento, muitos de nós acabamos nos sentindo sufocados, chegando a negar nossas emoções a nós mesmos. Consequentemente, perdemos a oportunidade de aprender a lidar com esses sentimentos e de dar um salto emocional.

O que quero dizer é que não existe emoção boa ou ruim. 

Não pensem que eu sou “anti-felicidade” ou que vocês devem ficar grudados no pessimismo, muito pelo contrário. Saber dar valor para todas as nossas vivências é necessário e agradecer as coisas boas é algo fundamental para o nosso crescimento como pessoa.

Olhar para a nossa realidade, seja ela qual for, é exatamente isso: Nos faz querer mudar, nos conhecer melhor, identificar os fatores que nos angustiam, que nos deixam tristes, etc.

Precisamos amadurecer a nossa relação com as nossas emoções e nos apropriar das angustias, tristezas e todos os sentimentos que surgem, sendo eles considerados positivos ou negativos.

É necessário entender qual o significado desses sentimentos e quais são as funções dele no nosso sistema.

Não desconsidere esses momentos, eles são preciosos para nossa evolução.

Abafar sentimentos e emoções é uma prisão!

Amadurecer é entender a importância deles e direcionar energia para sua modificação.

Finalmente, você entenderá o papel das emoções, não como fragilidades, mas sim como poderosos registros e informações, uma potente arma para o autoconhecimento e a sustentabilidade do potencial humano.

Prestar atenção nos sentimentos que alimentamos é o primeiro passo para geri-los de uma forma mais eficaz!

Joana Carreirão

Joana Carreirão

Sou formada em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialista em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Topicos

Conheça meu trabalho

Siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!